Projeto do 7º ano - Colégio Santa Maria

A cidade do café - Giovanna Eva Ruggi - 7º Ano B

26/09/2011 11:54

Era uma cidade em que a palavra individualmente, nem nada do gênero, existia; uma cidade em que a amizade tomava conta, onde todos sabiam como as histórias da região deveriam ser contadas, era a cidade de amigoterianos, Amigotéia.

Nessa cidade, a produção de café era a mais famosa do Brasil; o cheiro de café estava nos habitantes, e o cabelo das moças tinha a forte cor do café.

Os visitantes da cidade nunca esqueceram o forte cheiro de café, e os museus que mostravam o orgulho do povo. Mas esquecendo o aroma que prevalecia na cidade, devo comentar novamente sobre a amizade e o sistema criado pela população, “o trabalho amigo”; trabalho no Bondinho, no aquário, nos parques, nas praias, nos museus e nos patrimônios históricos com uma arquitetura maravilhosa.

No “trabalho amigo” permitiam-se grupos de dois a três funcionários para o serviço, e no final um dos homens comprava um recém moído e cheiroso café para reparti-lo com seu amigo em casa.

Todo turista que passava por lá não esquecia o cheiro de café, mas também não esquecia os amigos indo de volta para seus apartamentos, uma vida antiga, como nos velhos tempos, vivida no contemporâneo.

Hoje, em Amigotéia, ainda tem tudo isso, mas evitar ou minimizar o contemporâneo para manter o antigo se torna uma atividade mais difícil nos dias de hoje.

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode