Projeto do 7º ano - Colégio Santa Maria

SANTOS: UMA HISTÓRIA - MARIA GABRIELA FONSECA - 7º D

18/09/2011 22:59

Se eu falo “Santos”, o que vem a sua cabeça? A praia e o porto, imagino, mas há muito mais do que isso. Sabia que Santos foi uma importante cidade na colonização portuguesa do Brasil?

            Santos foi fundada por Brás Cubas, no ano de 1546 e, em 1550, chegaram os padres jesuítas para a catequização dos índios tupis. Quanto ao porto, ficava do lado do continente,  para dificultar invasões de povos inimigos.

            Em 1591, houve um saque do pirata Thomas Cavendish, recrutado pelo rei inglês. Para se refugiarem dos ataques do pirata, os moradores de Santos subiram no Monte Serrat, o ponto mais alto da cidade, a 180 metros acima do nível do mar. Quando os piratas estavam subindo o morro e os santistas orando na capela do Monte Serrat, houve um deslizamento de terra que fez os piratas fugirem, e este fato foi atribuído a Nossa Senhora do Monte Serrat, que é a padroeira da cidade. Seu dia é comemorado em 8 de setembro.

            Santos foi elevada à categoria de cidade em 26 de janeiro de 1839.

            Em 1867, a São Paulo Railway foi inaugurada, ligando Santos às lavouras de café em Jundiaí.

            A Bolsa do Café, inaugurada em 1702, resultou de um projeto inspirado no Renascimento. A obra é marcada pela diversidade de origem do material de construção: ladrilhos da Alemanha, cristais belgas, telhas e pisos da França, etc.. No século XIX, 60% das exportações eram de café.

            Em 22 de setembro de 1981, o edifício foi tombado e, até ser desativado, em 1986, funcionou para a divulgação da cotação do café no mercado internacional.

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode