Projeto do 7º ano - Colégio Santa Maria

O que o tempo deixou?

 

Igreja Santo Antônio do Valongo / Julia de Lima Cavalliere Mello

 

    O convento Santo Antonio do Valongo, da Ordem dos Franciscanos, foi fundado em 25 de  janeiro de 1640,  por Frei Manoel  de Santa Maria.  Mais de  um  ano e meio depois, é que se iniciou a construção. Já em 1689, foi construída a capela da Ordem Terceira dos Franciscanos, com arco aberto para a capela conventual.

 

Detalhes

    1. Chave: Bloco superior ou aduela de topo que "fecha" ou trava a estrutura e pode ser decorada. Também designa o ponto de fecho de uma abóbada, onde os arcos que a compõem se cruzam, geralmente em forma estilizada de flor.

    Dentre os elementos da arquitetura gótica este seria o mais importante. Os arquitetos góticos introduziram duas inovações fundamentais na construção de abóbadas. Em primeiro lugar para os arcos dobrados e os arcos dianteiros terem a mesma dimensão que os arcos cruzeiros, adotaram o arco de ogiva. O cruzamento das ogivas permite obter abóbadas com arcos da mesma altura. Numa abóbada que cubra um espaço retangular, a ogiva dos arcos formeiros tem de ser muito pronunciada. Por outro lado, os construtores góticos tentaram concentrar a pressão das abóbadas ao longo de uma linha única, em frente de cada pilar, no exterior do edifício. Os arcos góticos alteiam os arcos formeiros: em vez de os iniciar ao mesmo nível que os arcos diagonais, inserem um colunelo que permite colocar o nascimento dos arcos formeiros em nível superior ao dos outros. Assim, as janelas da clarabóia tornam-se mais importantes e, desse modo, não há mais a necessidade de ser acentuar a ogiva do arco formeiro para obter uma abóbada de flechas iguais. Finalmente, a zona coberta pela abóbada na parede exterior reduz-se a uma linha em vez de se limitar a um triângulo.

2. Aduela: Bloco em cunha que compõe a zona curva do arco e é colocada em

sentido radial com a face côncava para o interior e a convexa para o exterior.

3.Extradorso: Face exterior e convexa do arco.

4. Imposta: Bloco superior do pilar que separa o pé-direito do bloco de onde começa a curva, a aduela de arranque. É sobre a imposta que assenta esta primeira aduela que tem pelo menos um dos lados (junta) horizontal.

5. Intradorso: Face interior e côncava do arco.

6. Flecha: Dimensão que se prolonga desde a linha de arranque (delimitada pela imposta e pela aduela de arranque) até à face interior da chave. Esta área pode ser tapada dando lugar a um tímpano.

7.Luz: Vão, largura do arco, geralmente maior que a sua profundidade. A relação entre a flecha e a luz é geralmente traduzida numa fração (ex: 1/2, 1/3, etc.)

8. Contraforte: Muro que suporta a impulsão do arco. Caso não exista uma parede esta impulsão pode ser recolhida por outro arco lateral e assim sucessivamente. Denomina=se arcada.

No século XVIII todo o conjunto arquitetônico destacou-se como um dos maiores e mais bonitos de toda a Província Franciscana no Brasil. Por sua localização e tamanho, o Convento de Santo Antônio do Valongo escreveu parte da história da Igreja e da cidade.

Hoje, no aspecto cultural o complexo contribui com a Biblioteca da Ordem Franciscana Secular, com cerca de 3.500 volumes, alguns do século XVII, a Capela de S. Francisco das Chagas, uma das mais antigas do Brasil, famosa pelo Cristo Alado e seu estilo barroco e a famosa Igreja de Santo Antonio do Valongo.

Referências Bibliográficas:

https://www.spectrumgothic.com.br/gothic.htm

CALADO, Margarida, PAIS DA SILVA, Jorge Henrique, Dicionário de Termos da Arte e Arquitectura, Editorial Presença, Lisboa, 2005, ISBN 20130007

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   www.niemeyer.org.br

 

 

 

 

 

 

 

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