Influências estrangeiras na cidade de Santos
Brasil (aonde se localiza a cidade de Santos) foi colonizada por Portugal, que deixou “rastros” na cultura brasileira, nos hábitos alimentares: bacalhau, lingüiça etc. Influências na religião, como o cristianismo. Costumes típicos como a festa junina.
A capoeira trazida da África, a salsicha vinda da Alemanha, a massa (pizza,macarrão etc) da Itália.
A imigração começou em Santos, no Porto Santista. Em 1827, os alemães vieram para o Brasil trabalhar na lavoura, os japoneses, portugueses e os italianos foram os fundadores das maiores colônias .
Em Santos, ao contrário de São Paulo, os imigrantes não se isolam em colônias fechadas, nem em bairros determinados. “Aqui, o Bairro Chinês não é aquele onde moram muitos chineses; as cantinas italianas são dirigidas por espanhóis, baianos e até chineses; os quibes e as esfihas são vendidos por coreanos e acompanhados de garapa; as famílias italianas já não comem macarronada nas quartas-feiras e nos domingos; os espanhóis vão trocando, aos poucos, o comércio de secos e molhados pelas profissões liberais; e os japoneses já não são tão conhecidos por suas hortas quanto por seu sucesso nos exames vestibulares.” (https://www.novomilenio.inf.br/santos/h0150l.htm)
Gabriela Margarido 7º Ano B